Uma semente para gerar a vida sempre esta depositada diretamente na terra ou em um vaso. Tanto a semente como o vaso são simbologias que aparecem na Bíblia como grande potencial de inovação e grandiosidade. Em uma parábola, Jesus fala da semente de mostarda que sendo muito pequena, mesmo assim gera grandes arbustos que agasalham as aves do céu que nela vem fazer os seus ninhos. No meu entender, as sementes de mostarda somos nós, gerados da pequenez infinita de um óvulo, vamos nos tornar grandes com a missão de receber nossos irmãos agasalhando-os em suas necessidades e carencias.
Somos também citados como vasos. Assim como Santo Agostinho ao relatar que Deus está em todas as coisas: "Não são, pois, os vasos cheios de Ti que te tornam estável porque, ainda que se quebrem, não te derramas; e quando te derramas sobre nós não és Tú que te abaixas mas nós que somos elevados a Tí;" Assim na Bíblia está: "Deus derramou abundantemente o Espírito sobre nós por meio de Jesus Cristo nosso Salvador."(Tt 3,6).
Nesta simbologia estamos retratados em:
(Jr 18,1-6) - "Ali ele viu o oleiro trabalhando sobre as rodas, moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado nas mãos mas em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo."
(Is 64,8) - "Contudo, Senhor, Tú és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tú és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos."
(Rm 9,20-21) - "Mas quem é você ó homem, para questionar a Deus? Por acaso o vaso de barro diz ao oleiro: Por que você me fez assim? Por acaso o oleiro não é o dono da argila para fazer com a mesma massa dois vasos, um para uso nobre e outro para uso comum?"
(Pr 23,26) - "Verniz recobrindo a argila são os lábios que elogiam com má intenção."
(Jr 30,14) - "Ele o fará em pedaços como um vaso de barro, tão esmigalhado que entre os seus pedaços não se achará um caco que sirva para pegar brasas de uma lareira ou para tirar água da cisterna."
(2 Tm 2,21) - "Se alguém se purifica dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra."
(Mc 4,9) - (Mt 11,15) - (Mt 13,9 - 13,43) - "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."