domingo, 15 de maio de 2016

                          29 de junho- Festa de São Pedro e São Paulo
Dois homens comuns que se dedicaram na propagação do Evangelho tornando-o realidade para todo o sempre. Foram martirizados. Um decapitado (Paulo) e o outro crucificado de cabeça para baixo como pena por propagarem a fé cristã.  
PEDRO – homem rude, pescador, conheceu Jesus que já estava em missão, quando o contestou às margens do lago de Genesaré. Convidado para lançar as redes em “águas mais profundas”. A partir daí tornou-se seu seguidor.
Sua teimosia por vezes o fez titubear. Chorou amargamente ao negar Jesus por três vezes  durante o processo da Paixão.  Em outra situação deixou-se apoderar do medo quando afundou e teve que ser socorrido por Jesus pois o viu  andando sobre as águas e quis fazer o mesmo. Foi incrédulo e repreensivo quando Jesus ao expor sobre o projeto de Deus para a remissão dos pecados da humanidade através do flagelo e morte de cruz, este o repreende dizendo:” Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça.” “Jesus porém voltou-se para Pedro e disse: fique longe de mim.”
No entanto, foi o primeiro apóstolo para o qual Jesus apareceu após a ressurreição. “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão.”Lc.24-34   
Foi o próprio Senhor que o confirmou na fé com a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. A ele disse Jesus: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja.”
PAULO - soldado romano de esmerada educação. Tornou-se fariseu zeloso a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se a fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado: “Saulo, por que me persegues.” Paulo ouviu as palavras de JESUS, deixou-se invadir pelo Espírito Santo e entregou-se de corpo e alma ao serviço da evangelização.    
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
                                                                       Margarida Miranda Correa