quinta-feira, 3 de setembro de 2015
DIA DA CRIANÇA - crônica
Deus nos quer sempre como crianças pois a palavra chave está no amor, na pureza de espírito, na verdade.
Criança ama simplesmente. Não mente, sua cabeça ainda não está poluída com tantas esquisitices que o mundo nos apresenta.
O adulto tem dificuldade para situações as quais as crianças tiram de letra: dificuldade no amar intensamente, no perdoar sem limites, na verdade ainda que doa. No sonhar e acreditar que tudo é possível. No sorrir sem motivo, no olhar inocente. No ser feliz por pequeníssima coisa. Em entender e aceitar situações novas. Se alguém se apresenta assim, passa a ser estigmatizado como "fora da casinha".
O idoso é apresentado como "criança" pois passa muitas vezes a usar fraldas, dormir intensamente, até a fazer birra como teimosia, consternação ou indiferença. Errado. Ele - o idoso, tendo muitas vezes um comportamento específico, estreito ao infantil, mas a "estrada percorrida" é longa. A bagagem de experiência é pesada. A fragilidade estampada é intensa mas a sabedoria é incontestável. As mudanças do viver nos dias atuais, tão intensas e radicais, os afeta.
Muitos dos idosos são do tempo do fogão a lenha, da lamparina. Da moringa em cima da mesa para ofertar água fresca. Do rádio em uma prateleira bem alta para que a criançada não tivesse acesso. Do despertador onde as campainhas paralelas eram marteladas incessantemente na hora do despertar. Imagine. Tudo isso e mais coisas que as crianças de hoje não tem ideia do seu uso no dia a dia. A comunicação era boca a boca e através de cartas escritas com canetas tinteiras para matar a saudade dos entes queridos mais distantes.
Sem fôlego para conviver com a complexidade dos tempos, as gerações mais idosas se fecham, não aceitando essas transformações ou, sem condições de acompanhá-las, se isolam criando um mundo próprio. Muitas vezes o que lhes falta é o básico do básico: o ler e o escrever. Ou seja, o entendimento da escrita e da leitura o que para as crianças, devido ao raciocínio rápido e a oferta de motivação propiciada pelos novos tempos, torna tudo fácil.
Que o sonho das crianças se realizem.
"Felizes os puros de coração, porque verão a Deus." (Mt.5,8)
Feliz dia das crianças
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário