sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A VIRADA

      A noite estava linda. O céu límpido, salpicado de estrelas, nuvens esparsas, luminosas e uma maravilhosa lua crescente em forma de foice. De vez em quando, um salpicar de chuva só para dar uma conotação  exuberante a um "réveillon" especial.
      Os fogos explodindo no céu. Tiro de canhão, três tiros, aqueles barulhentos que assustam crianças e ecoam nos morros, deixando um rastro de fumaça esbranquiçada que se esvai ao vento. Também aqueles de efeito visual com um barulho tipo espocar de um deslumbre mirabolante; chuva de prata, chuva de estrelas, círculos luminosos, fagulhas de todas as cores, fios luminosos que ao atigirem uma determinada altura se transformavam numa reverência a tudo aquilo que passou e a tudo aquilo que virá.
      Este foi o cenário da "virada" do calendario do ano de 2000 em nossa cidade. Uma festa um tanto modesta mas muito bonita.
      As pessoas, aliás a cidade estava cheia, passavam animadas conversando em direção à praia para comemorar  todo um terminar e começar dentro da escala do tempo: ano, década, século, milênio. Fazemos parte da história, vivenciamos a virada do milênio.
      Nas retrospectivas apresentadas pela mídia, vimos a predominância da violência neste tempo que passou.
      Com o passar da noite o barulho foi silenciando, os fogos acalmando, apenas de vez em quando alguns tiros ou estelares isolados já meio atrasados, a luminosidade que permaneceu foi a da lua e das estrelas, no ninar das pessoas que já haviam adormecido, no embalar do aconchego dos namorados e na contemplação daqueles que aguardavam o resplandecer dos primeiros raios de sol do século XXI.                 


      Atualizando - VIRADA-2011

      "Chove, mas como chove, chuva, chuvisco, chuvarada, por que que chove tanto assim?"
      Realmente, muita chuva tanto na virada como nos dias antes como depois. Chuva fraquinha, entremeada com alguns raios de sol, de repente, chuva outra vez, com vento, sem vento.Pingos grossos, pingos finos. Alguns fininhos até. Em fim está sendo chuva para todos os gostos.
      Mas nada que ofuscasse a beleza dos fogos e o entusiasmo daqueles que estavam vivendo toda esta emoção. SALVE 2012 SEJA BEM VINDO. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário