sexta-feira, 15 de maio de 2015
PELICANO - O SOM
Como conseguir cativar pessoas de pensamentos diferentes, geração diferente; de maneira estarrecedora, delirante até.
Tarefa que teve os seus percalços. Mas, para quem gosta, é afinado, tem criatividade e, o mais importante: ouvido absoluto isso é tirado de letra com a maior facilidade.
O Som do Pelicano tem história. Surgiu com os apetrechos que compunham um som completo nos idos de 1974 trazidos do Rio de Janeiro pelos irmãos Corrêa: José e Lourival. Nesta fase ainda não existia a alcunha Pelicano. Realizaram trabalhos no CANDEIAS e em outras localidades. Por motivos de grana, teve curta duração. Foi vendido e pasmem...mesmo assim o som não acabou.
Com a compra de amplificadores, Caixas e pratos para os discos de vinil: ferramenta essencial da época tudo recomeça.
1982 - Clube dos 33 como presidente do Clube, inicia-se aí uma danceteria. Pense no sucesso. Pense na repercussão do "point". Contagiou muita gente que, em busca de diversão se embalou nos finais de semana por quase uma década.
Claro que tudo isso foi possível graças a pessoas que, junto com o Pelicano atuaram na parte da segurança, no transporte da parafernália em ocasiões de eventos externos. Esses abnegados que muito trabalharam mas também muito se divertiram marcaram época e hoje se deliciam com as lembranças. Um deles é o Paulo Surmaz que até encontrou a sua "outra metade da laranja" nesta fase de reviravolta e muito agito na cidade.
Pessoas que vinham de Matinhos, Caiobá, Garuva, e bairros diversos de Guaratuba, participaram destes embalos que deram origem a muitos casamentos, caso do Paulo, é claro.
Preocupação com os "hits" do momento, sequência das músicas, sem que houvesse intervalo entre elas, ritmos e cadências, tudo organizado de forma perfeita para não prejudicar o movimento da pista e não provocar o seu esvaziamento. Isso em um tempo de recursos perecíveis. A imaginação tinha que funcionar para superar a falta de tecnologia. O "pulo do gato" tinha que ser preciso pois o que se tinha a mão eram discos de vinil e fitas cassetes. Haja precisão. Haja concentração. Haja disposição.
Neste interim, com a expansão do Som agora já denominado PELICANO, várias entidades passam a serem, atendidas tais como: Associação do Banco do Brasil, Associação de Senhoras de Rotarianos em Matinhos, Paranaguá e Guaratuba; bem como também os eventos do Clube de Rotary quando das festivas. Outra entidade atendida foi a APAE de Guaratuba em suas gincanas onde muitos alimentos foram arrecadados. Nen, você que o diga. Quanta caixa você carregou nas costas.
Associação dos Surfistas do Paraná em Campeonatos em Guaratuba e Matinhos. Eventos de aniversário da cidade _ Show de João Paulo e Daniel - e outros; Festa do Divino -(um deles que eu lembro agora e era sucesso na época: show do TELEQUET com seus lutadores memoráveis e tendo o "Seu" Arquimedes como juiz. Oh "Seu" Arquimedes, quanta saudade. Sua presença era constante com relação ao Som) em eventos desde 1987 a 1993. E, no próprio Clube dos 33 o show do cantor Sidnei Magal.
Relembrando o Sr. Arquimedes, certa vez realizamos um show da escola em uma gincana estudantil no Iate Clube e a nossa opção, ou seja, a apresentação da nossa escola - Colégio Estadual "29 de Abril" - foi "A buzina do Chacrinha" e, adivinhem quem "era" o Chacrinha. Com direito a chacretes, júri e toda a "bagunça" que o programa apresentava.
Mudança de local. Agora estamos em 1988. Estamos em frente a baia. Por motivo de suspeita de erosão, mudamos para a frente da SANEPAR e a danceteria agora se amplia e passa a atender refeições, mais especificamente: janta para o Clube de Rotary. Nesta fase o atendimento das "boatinhas" dentro da programação de férias do Iate Clube passa a ser feito pelo Som do Pelicano o que vai, mais tarde ocasionar nova mudança.
1991 - recebemos um convite para atender o Restaurante do Iate Clube e, aceitamos. Ficamos lá até 2002.
Hoje - 2015 - o som do Pelicano é mais versátil. Conta com not book, pendraiv, HD externo, música em MP3 dentre outras inovações. Presta serviço na Paróquia atendendo Bingos e outros eventos, atende também a Creche Paulo VI. Recebe propostas para outros eventos tais como: barzinhos, aniversários.
O velho Pelicano está se aposentando, "pendurando as chuteiras" mas o Som tem que continuar, tarefa esta que cabe ao Renan hoje. "Aí cara" vamos pra frente que atrás vem gente. Boa Sorte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário