terça-feira, 13 de setembro de 2016

"Alegra-te Maria"

   
     "Maria sofreu acusações duras, foi vítima de ataques furiosos e sem saber, motivou embates - alguns muito violentos - entre teólogos, religiosos e até imperadores".
      Motivos: 1o. sobre a sua gravidez,
                      2o. sobre a sua virgindade
                      3o. sobre a concepção da natureza divina e humana de Jesus.
     Durante mais de 400 anos depois do nascimento daquele que mudou a história, Maria permaneceu como que em sono profundo onde só se falava de seu filho Jesus, mas ela ressurge e conquista a todos até os nossos dias.  
O profeta Miquéias - Mq 5,1-2 em  fins do século VIII a.C e o profeta Isaias Is 7,14 - 700 anos antes do nascimento de Maria já profetizavam a missão que ela receberia. . "Mas você, Belém de Éfrata, tão pequenina entre os mil povoados de Judá! É de você que sairá para mim aquele que há de ser o chefe de Israel! A origem dele é antiga desde tempos remotos, desde os dias da eternidade. Deus os entrega só até que a mãe dê à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel."
 "Pois sabeis que o Senhor mesmo vos dará um sinal. Eis que a jovem está grávida e dará luz um filho e dar-lhe-á o nome de Emanuel."Is, 7,14  
   
                                     MARIA - pesquisa feita no Livro de Rodrigo Alvarez
     Maria viveu no tempo do rei Herodes em Nazaré onde se dizia que fruto bom não poderia brotar Jo.1,46
     Paulo foi o primeiro que escreveu sobre Maria e a ela se referiu como a "mulher"que gerou o filho de Deus. Carta aos Gálatas.
     Marcos - por volta dos anos setenta: "Não é ele o carpinteiro, filho de Maria?"Mc. 6,3
      Mateus conta a tensão que Maria viveu durante a gravidez e após o nascimento do Menino.
     Lucas faz quase noventa referências a Maria e é ele quem nos conta grande parte de seus noventa diálogos.

     Faz pouco mais de um século que Maria deu à luz o Menino  que, depois de morto está mudando a história do mundo. Com muito esforço e sangue os seguidores de Jesus estão fundando uma nova religião e, Maria irá se multiplicar ao receber o título de Nossa Senhora e começará a ser cultuada por meio de imagens. Surgirão obras-primas como a Pietá de Michelangelo  e a belíssima Anunciação de Leonardo da Vinci.
     Para as novas terras colonizadas, milhares de imagens foram levadas e uma grande veneração à Nossa Senhora passou a acontecer de forma intensa e apaixonada, se estendendo até os dias de hoje..  

Nenhum comentário:

Postar um comentário