terça-feira, 10 de novembro de 2015

Nossa Senhora do Rocio

     Comemoramos dia 15 de novembro o dia de Nossa Senhora do Rocio.
     Ela acontece em Paranaguá, no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Este ano será a 201a, entre os dias 1o a 16 de novembro cujo tema central será "Com a Mãe do Rocio, semeamos a Paz".
     Marcando 366 anos de devoção desde quando o pescador "Berê", por vola de 1648, a trouxe em sua rede das águas da baía de Paranaguá, após uma frustante e desanimadora pescaria.Somente a sua força de vontade e o intuito de sanar a fome de seus familiares foi que o fez insistir na pesca que culminou com grande fartura  de peixe depois da prece  feita pelo humilde senhor ao se deparar com a imagem retirada das malhas de sua rede: "Mãe do Rocio, intercedei por nós".
     A tradição da festa do Rocio  teve início por volta de 1813, depois da construção da primeira capela de Nossa Senhora do Rocio. Naquele tempo, a pequena população de Paranaguá já saía às ruas para homenagear e venerar a Virgem do Rocio, que tantas vezes socorreu a cidade e seus filhos de doenças, naufrágios e grandes tristezas.
     Em 1648, a população da Vila de Paranaguá, sofreu uma grande peste..."a mais espantosa onde denominaram de PESTE GRANDE. Esta peste era tão ativa e mortífera que em breves dias, dava à morte famílias inteiras sem que desse tempo a experimentar remédios da medicina, os doentes não tinham um só instante  de repouso."
     Nossa Senhora socorreu o povo do litoral paranaense neste momento de aflição. Assim como Ela agiu na proteção de seus filhos na cura da peste bubônica em 1901 e da terrível gripe Gripe Espanhola, em 1918, Ela continua protegendo seus devotos.
     São graças e milagres atribuídos a Nossa Senhora do Rocio  onde pescadores e marinheiros a Ela recorrem em momentos de aflição e de mar revolto. É o caso do navio "Raul Soares" no dia 26 de junho de 1931 e do navio "Maria Matarazzo" que encalhou num baixio, na entrada da barra, na Ilha do Mel. Prestes a naufragar  em meio a violência dos ventos e das ondas do mar, quase sem esperança de socorro, os marujos invocaram o auxilio de Nossa Senhora do Rocio. Depois de treze dias de esforço sobre humano, já sem água e sem mantimentos, com o navio partindo ao meio, foram salvos.
     No dia 23 do mesmo mês, acompanhados de todo o povo, dos tripulantes de embarcações de socorro, estivadores e funcionários do porto, os marinheiros foram em romaria ao Santuário do Rocio render graças à querida Mãe que salvara suas vidas.
     Nossa Senhora do Rocio é Nossa Senhora do Orvalho Matutino, Nossa Senhora do Amanhecer. Rocio significa orvalho.  E como o orvalho que cai fartamente na madrugada, a pesca de Berê tornou-se farta. Desde então, muitas são as bençãos que Deus derrama sobre aqueles que recorrem à intercessão  de Nossa Senhora do Rocio.
                    V I V A   N O S S A    S E N H O R A   D O    R O C I O                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário