terça-feira, 8 de julho de 2014

Assunção de Maria


     A Festa da Assunção é celebrada em 15 de agosto. Maria, terminando seu tempo de vida na terra, foi elevada à glória celeste de corpo e alma. Com a assunção se crê que o seu sagrado corpo não sofreu a corrupção do sepulcro, nem foi reduzido à cinzas. Esses privilégios elevaram-na a uma altura tão grande que não foi atingida por nenhum ser criado excetuado da somente da natureza humana de Cristo.
     Assunção é o reconhecimento e a recompensa com antecipada glorificação de todos os méritos da mãe. Maria tinha sofrido muito: as dúvidas de seu esposo, o abandono e a pobreza de Belém, o desterro do Egito, a perda prematura do filho, a separação no princípio do ministério público de Jesus, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho.
     Em Maria, a dignidadeda mulher é reconhecida pelo Criador. Quanto nosso mundo precisa caminhar e progredir para chegar a esse mesmo reconhecimento?
     Trazendo para os dias atuais, chegamos a conclusão que em pleno século XXI ainda a dignidade da mulher é algo tratado com desdém. Quantos atos de violência física - brutalidades que muitas vezes acabam em morte; violência psicológica -  coações, ameaças que tornam a mulher muitas vezes refém e até objeto de troca, isso sem falar nos assédios onde a mulher é classificada, dependendo da sua condição de vida, como disponível, ou seja, nivelada em um parâmetro nada  lisonjeiro em uma ótica machista que encarcera.     
     O grande tema da Campanha de Fraternidade da CNBB deste ano muito debateu sobre o desrespeito à dignidade humana sendo apontado para a esperança de libertação a entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos: ‘É para a liberdade que Cristo nos libertou’ (Gl 5,1).
     Maria, segundo São Francisco de Sales, morreu  de amor.  Ela, consola os apóstolos antes de sua assunção dizendo:" - Ficai com Deus filhos meus mui amados, não choreis  porque os deixo, e, sim alegrai-vos  porque vou para meu Querido."
     Que o amor de Maria abra as portas que aprisionam as mulheres em todas as situações de penúria tanto pessoal como profissional, emocional e afetiva.
                                                         Nossa Senhora da Assunção, Rogai por nós!
                                                                  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário