terça-feira, 5 de junho de 2012
5 DE JUNHO - DIA DO MEIO AMBIENTE
Lendo uma antiga revista Veja, vi um artigo que se insere na data que estamos comemorando: o dia do Meio ambiente.
No artigo "Vingança da Natureza", achei interessante um dito sobre o aparecimento do homem na terra. Segundo Carl Sagan, astrônomo: "se toda a história do universo pudesse ser comprimida em um único ano, os seres humanos teriam surgido na Terra há apenas sete minutos.
Nesse período, ele se desenvolveu ao máximo de acordo com o que vivenciamos no dia-a-dia. Mas, foram também os sete minutos em que a natureza foi mais agredida em todos os tempos.
É como se a espécie humana estivesse em uma campanha suicida, pois está pondo em risco os seus bens mais preciosos como a água e o ar".
A humanidade produz e despeja na natureza 30 bilhões de toneladas de lixo no ano.
Vamos transportar esses dados para nossa cidade e nos situarmos, uma vez que Guaratuba é uma cidade de pequeno porte, mas com recursos naturais intensos. Temos em nosso município a localização da Mata Atlântica, a qual está reduzidíssima. Também os rios que descem da Serra do Mar e desaguam em nossa Baía que é um poderossissimo ecosistema onde milhares de tipo de vida marinha proliferam. Margeada pelos mangues, que são berçários desta vida marinha, estes mangues, já reduzidos, correm o risco de desaparecer devido o amontoado de lixo e os aterros para construção de marinas.
Fator importante é a presença de uma fatia do Oceano Atlântico em nossa costa onde, usufruimos com o turismo, fonte de lazer e da pesca mas, que muitas vezes não respeitamos e deixamos o esgoto a céu aberto desaguar na areia da praia e contaminar a água do mar. Aí no verão, o "bicho pega".
O lixo também se constitui em fator preocupante pois, produzimos 30 toneladas ao ano fora de temporada. O Instituto Ambiental de Guaratuba - IAG - está em uma campanha maravilhosa em relação à consciencia ambiental no sentido de coleta, armazenamento e reciclagem de todos os resíduos que constitui essa grande massa a qual desprezamos mas para o município se torna um motivo preocupante de administrar neste novo milênio ao qual estamos adentrando.
Desde a ponta do cigarro jogada na areia, o esgoto a céu aberto, a quantidade de lixo produzido e o seu destino não deve ser só um problema dos órgãos publicos e sim de todos nós.
Artigo publicado em junho de 2001 no jornal Folha de Guaratuba
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário