No ano de 2006, os festeiros: Margarida e Henrique organizaram um projeto para a elaboração da festa uma vez que todo festeiro quando recebe a incumbência treme nas bases e, mesmo tendo vivenciado a concretude do evento, quando chega a sua vez a primeira pergunta é: Por onde que nós começamos? E esse foi o nosso impasse: por onde começar? Como envolver os ex-casais festeiros? Enfim, dar o primeiro passo. A arrancada para a elaboração do evento.
Elaborar um projeto foi o passo inicial. Com ele embaixo do braço, visitamos todos os ex-casais festeiros e na reunião, pedimos que já se organizassem para se integrar na atividade onde melhor se identificassem e que gostariam de comandar.
No final tudo muda mais valeu a arrancada O dito projeto se desenvolveu da seguinte maneira:
PROJETO - ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DA FESTA DO DIVINO 2006
"O ESPÍRITO SANTO - FONTE DA COMUNIDADE"
APRESENTAÇÃO - Evento considerado como uma das maiores festas popular/religiosa do sul do país. A "Festa do Divino Espirito Santo e da Santíssima Trindade" é um acontecimento que se realiza na cidade de Guaratuba-Pr. e tem a duração de dez dias entremeados no mês de julho, sendo a sua data determinada pelo Calendário Escolar em observação às férias. Com programação intensa, a festa é organizada pelo Casal Festeiro Mor com apoio total da Paróquia, comunidade, Governo do Estado, Prefeitura Municipal, trabalho voluntáriado e inúmeros colaboradores.
OBJETIVO GERAL: - tendo em vista o envolvimento espiritual como base sólida de todo o evento, consideramos os três aspectos:
Religiosidade - resgate da fé através da conscientização de que a Festa do Divino por ser um louvor e celebração popular é manifestação de Nosso Pai através do Divino Espírito Santo;
Financeiro - arrecadação de fundos para a continuidade da construção da Igreja Matriz;
Cultural - manifestação da tradição e dos costumes da comunidade.
JUSTIFICATIVA DA META FINANCEIRA - Guaratuba - possui a Igreja Matriz construída em 1768 e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Essa casa de orações passou a não mais comportar a população crescente de nossa cidade e viu-se necessário transformar o Salão Paroquial numa Igreja que, por sua vez também não supriu as necessidades de acolher tanto a comunidade guaratubana como nossos visitantes nas temporadas pois sua capacidade era para apenas duzentas pessoas sentadas.
Com capacidade para oitocentas pessoas, a nova Igreja Matriz está sendo construída em dois pavimentos, onde no pavimento inferior será elaborado o salão de catequese, reuniões, cozinha, banheiros etc. e na parte superior a casa de orações. No momento, como os recursos estão parcos, a prioridade está na manutenção devido a infiltrações, umidade, apodrecimento de madeirames e outros problemas que surgem com o decorrer do tempo.
FORMATO - Em um amplo espaço histórico da cidade, centrado pela Igreja Centenária, a festa reúne milhares de pessoas de diversas cidades motivadas pela programação religiosa e festiva com shows, bingos, barracas típicas, e de entretenimento dando ênfase aos valores locais.
Este evento é considerado um símbolo de fé e momento de união da comunidade, visitantes e turistas numa mistura de religiosidade, responsabilidade, lazer e descontração. Podemos considerar também como uma tentativa de resgatar esta cultura que vem se mantendo a mais de trezentos anos.
CONCLUSÃO - os dez dias de festa são inebriantes e as atividades correm com o comprometimento da sociedade guaratubana. A força deste movimento espiritual, religioso, folclórico, cultural, e tradicional que é a festa do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade transforma a cidade numa grande família imbuida na união pela fé e amor ao Divino Espírito Santo; no esforço em atingir a meta financeira proposta que é a construção da Igreja Matriz e na preservação da tradição que é a fonte de sabedoria e poder na sociedade.
Hoje, depois do término da festa de 2012, analisando e comparando os eventos, observo que muita coisa mudou no planejamento e na concretização da festa. Que bom que foi sempre para melhor. A estrutura foi terceirizada em troca do aluguel dos espaços inerentes a festa, ou seja, se entra na festa sem dívida o que não ocorria antes. Outro fator que considero crucial foi o envolvimento das comunidades paroquiais, cada qual conciente de que fazemos parte de um todo que é a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, iluminados pela luz do Divino Espírito Santo e ainda cada qual fortalecida pelo Santo Padroeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário