Entende-se como portal uma passagem que leva a uma outra situação como por exemplo: na pré-história o homem primitivo usava as cavernas como portais para a comunicação com o sobrenatural, ou seja, ritual para uma caça abundante, ritual para cultuar seus deuses, para reverenciar seus mortos e outros rituais mais. Nossos corações são portais para a nossa comunicação com Deus. Ou então, entende-se como portal como uma entrada principal.
Dentro deste conceito, vamos ao Portal da Festa do Divino.
Este sempre foi um dos itens na programação da festa do Divino principalmente quando houve a expansão da festa, a trinta anos atrás.
Já tivemos portais de madeirite recortado formando a Igreja Centenária. Já tivemos o símbolo do Divino recortado, pintado, esculpido de diversas maneiras dependendo do logotipo da festa. Já tivemos portais de lona retratando o entardecer na baía e o seu reaproveitamento no ano posterior, incluindo-se apenas a atualização do lema e o ano de realização. Já tivemos portais retratando fotos ampliadas de festeiros dando as boas vindas aos visitantes; fotos ampliadas homenagendo os foliões, enfim um esmero nos portais a cada ano que passa. Sempre, verdadeiros artistas se sobressaíram principalmente na época do madeirite onde havia a pintura retratando aquilo a que se queria reverenciar.
Este ano tivemos a a mídia presente em um portal tecnológico que iluminou a avenida principal sentido praia. Difundiu a mensagem de apoio e patrocínio das empresas ligadas a festa de uma maneira exuberante, criativa e ampliada o que antes ocorria através de baneres e faixas.
Dentre as várias inovações que ocorreram neste ano tais como: inclusão das comunidades nas atividades dentro da união paroquial; mudança no comando no concurso de cinderela; inclusão de máquinas tecnológicas no comando dos caixas entre outras, o Portal de Led's teve um brilho a mais. Parabéns aos organizadores da Festa do Divino. Realmente o esmero compensou: a Festa estava uma jóia.
De alguma maneira estes portais sempre deram passagem para se cultuar o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade de maneira intensa e fervorosa pelos fiéis que o transpuseram para os reverenciar nas novenas, procissões e missas durante todos esses anos. Também para aqueles que vão simplesmente confraternizar nos espaços de alimentação e para aqueles que comparecem somente mais tarde para usufruir dos shows e das apresentações.
Na verdade, toda a programação que compõem a festa se torna uma forma de benção dos Homenageados aos seus fiéis, devotos, visitantes ou simplesmente curiosos que dela participam desde que seja feito com respeito, carinho e alegria. Enfim uma graça recebida por nossa cidade a cada festa realizada.
Que a luz do Divino nos ilumine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário