Já estamos no dia 30 de julho e... meu blog mudinho. Falta de Assunto? Nada! Falta de tempo. Sim o tempo flui e não sobra nem um "tantinho" para que que o acesso seja feito. Ufa! Agora sim chegou a hora do meu querido blog, viu Liliane! "Oi nóis" aqui!
Bem vamos nos deter na festa do Divino é claro. A nossa "praia" do inverno. Por que? Ora é ela que atrai turista, visitante; a "volta daqueles que foram" para rever a "famiage"e também os devotos e fiéis. Existe motivo melhor para vir à nossa cidade nesta época?
Este primeiro texto sobre a Festa do Divino remonta ao ano 2000 quando foi publicado na Folha de Guaratuba e mais tarde, em 2011 no Informativo da Igreja - A Voz da Paróquia. Então, vamos a ele:
A FESTA DO DIVINO
Mês de julho: as vezes chuva, neblina, noites estreladas. Lua cintilante em um céu limpido; bom tempo.
Sempre uma incógnita. Nunca se sabe como será o próximo. Este ano...frio...muito frio.Um vento cortante que penetra na alma e nos deixa tiritando de frio.
Mesmo assim, nada impede de que as pessoas passem os dez dias ao relento, festejando o ponto alto de nossa temporada de inverno: A FESTA DO DIVINO.
Com um histórico um tanto místico e dogmático que fala sobre um velho pescador, enrigecido em lutas e perigos, viu-se alta madrugada envolto em trevas pela queda brusca de forte cerração marítima. No seu desespero, rogou ao Divino Espírito Santo que o acudisse e o guiasse para terra firme. Surpreso distinguiu logo brilhando ao longe um sinal luminoso.
Cansado, tratou prontamente de seguir naquela direção e, após dias conseguiu a graça pedida onde encontrou uma caixa avermelhada com o fecho bastante oxidado pelo sol e pelo mar e, ao força-lo veio a surpresa: uma pomba dourada - simbolo do Divino Espírito Santo.
Rumou então para a Vila onde circulou a notícia do miraculoso achado. A partir daí, a Festa do Divino tornou-se um marco religioso. Em Guaratuba tomou características turísticas pois converteu-se em ponto alto de uma comemoração onde a cidade é visitada , enaltecida e divulgada.
O seu povo converge para a praça central num ápice de concentração, devoção e entretenimento uma vez que promoções não faltam para que todos se congratulem e formem uma grande família unida pelo Divino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário