terça-feira, 17 de abril de 2012

GUARATUBA - turistas: férias, aqui passarão.

      Guaratuba, apenas um pontinho no mapa do litoral do  Paraná. Uma cidade que vive a espera. Sempre esperando.
      Feriados que emendam com finais de semana; bom tempo, férias e em especial o verão. Aí todas as expectativas aumentam. O povo se frenetiza, aluga a casa. Muda para os fundos visando um ganho extra.
      O comércio se amplia, os locais de encontros se diversificam.
      Guaratuba é invadida. Sua demografia explode numa infra estrutura sem alicerces.
      Sem condição de enfrentar esta enchurrada humana: o trânsito enlouquece, as filas acontecem; por alguns anos atrás: a água desaparecia, a luz, em constantes apagões; enfim, por dois meses vivemos a vida de cidade grande. E depois? Depois desta calmaria de espírito, para se deixar a cidade e voltar ás atividades rotineiras? Aí é que está o grande impasse. Espírito preparado para duas, três horas de fila, tanto  de um lado como de outro. Haja paciência!!
      Passamos a ser notícia na televisão, rádios e jornais para a divulgação de operações esportivas  e de lazer. Notícias também sobre as águas vivas que proliferaram este ano em nossas encostas, preços de peixes e crustáceos; as áreas próprias para banho, atuação da operação verão e alguns acontecimentos esporádicos que muitas vezes não são lá muito felizes.
      Isto é o verão. Horário de verão prolongando as tardes para maior curtição do sol, grande protagonista de todo este processo.
      Nossa Guaratuba é invadida por milhares de turistas ávidos por um descanso a beira-mar.
      Que bom que tudo isso acontece. Assim poderemos discernir  sobre a situação de uma cidade acanhada e com seu recurso prioritário que é o turismo embrionado diante do quadro que o nosso município representa. A partir daí, exigir dos orgãos competentes condições de melhorias e concorrência para cada vez se impor mais no cenário turístico nacional. Êta Guaratuba. é isso aí e vamos em frente que atrás vem gente.
      E viva o verão. E viva Guaratuba nos seus 241 anos. 
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário