quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FAXINAL DO CÉU - TEXTO PUBLICADO EM 2/2/2001

      Li na Folha que os novos diretores das escolas estaduais tomarão posse do cargo em Faxinal do Céu, agora no final de janeiro. Reelembrei que estando para me aposentar - abril de 96 - fui convocada para participar do Seminário de Educação Avançada, um encontro onde o lema nas entrelinhas era: "Faça milagres na sua escola".
      Considerei-me premiada. Foi um período delicioso onde, alojada com colegas maravilhosas, companheiras inseparáveis vivenciamos a programação da semana. Os horários das refeições eram uma festa.
      Assistimos a Ópera de Cordas, Concerto de música clássica, Monólogo feito pela atriz global Natália Thimberg, palestras, fóruns, entrevistas, os mais variados filmes, um que eu trago na memória é "A Festa de Babette"; também citações de livros à serem adquiridos, afinal todo o material engajado na filosofia educacional do governo.
      Fizemos caminhadas em bosques lindos onde as folhas amareladas e avermelhadas formavam um imenso tapete.
      Acostumada no litoral, onde a visão predominante é água, me encantei com as imensas plantações. Paisagens esverdeadas onde as máquinas delimitam e estabelecem ordem, tornando homogênea as enormes áreas plantadas onde os vegetais com seus caules balançando ao vento dão uma grande sensação de poder econômico à espera da época da colheita.
      Outro fator que estranhei foi o frio. Em pleno mês de abril, ainda estamos com os cobertores e as roupas quentes guardadas. Lá, já estávamos usando agasalhos pesados, pois o frio não dava trégua.
      Realmente foi um prêmio essa experiência vivenciada em Faxinal do Céu. Que saudade...   
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário