Continuando o nosso "passeio" pela história onde tivemos uma visão da França no final da Idade Média caracterizado pelo declínio do Sistema Feudal que estava agonizando e o "seu sangue se esvaindo"
quando os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade eclodem nos anseios do povo. Após vários levantes, os partidos que surgem da burguesia deitam e rolam na disputa do poder instaurando períodos de verdadeiro terror. Mas o povo que era o principal interessado continuava pagando altos tributos, passando fome e vivendo na "pindaíba" de sempre.
Com um golpe de governo, é implantado uma ditadura militar onde a figura que vai se destacar é a de Napoleão Bonaparte. Com uma carreira militar rápida, de simples tenente, aos 24 anos o homem que tinha muito ambição, fome de poder, de domínios territoriais, inimigos políticos em potencial e EGO extremamente acirrado, se autoproclama Imperador da França onde governa até 1814, beneficiando a todos os seus com cargos e regalias a perder de vista.
O homem mais poderoso do mundo na época tinha como grande opositor a Grã Bretanha, motivo pelo qual decreta o Bloqueio Continental vedando aos países neutros o acesso aos portos franceses e proibindo o comércio de todos os produtos britânicos no continente. Sobrou para Portugal e consequentemente para o Brasil.
Portugal era um país neutro em relação a França mas com muitos laços de compromisso com a Inglaterra. Por isso, não obedece as determinações de Napoleão e aí o "bicho pega". A ameaça de ser invadida é eminente. Decisão de Dom João Principe Regente de Portugal na época: fugir para o Brasil.
BRASIL - DE SIMPLES COLONIA À REINO UNIDO
Fomos colonia de 1500 a 1808. Foram mais de trezentos anos onde nossas riquezas foram sugadas e transferidas. Tivemos nosso índio dizimado ou transformado em mão-de-obra.
Houve a introdução do elemento negro como "mercadoria", representando uma grande riqueza populosa; tudo isso com o consenso de uma igreja "bem intencionada".
Com a vinda de D.João para o Brasil, fugindo da Europa onde Napoleão era o "trator" invasor no intento de expandir as fronteiras da França e Portugal, não poderia estar fora do processo; tivemos então o Brasil como cenário da sede administrativa do reino.
Como isso aconteceu?
Devido a invasão de Portugal pelos exércitos franceses de Napoleão, a solução que D. João encontrou para evitar a humilhação de ser subjugado foi fugir para o Brasil com sua família e os principais funcionários do reino. Cerca de 15.000 pessoas amontoaram-se em 14 navios trazendo suas riquezas.
E no Brasil como ficaram as coisas?
Nada mudou. A população pobre: indios, negros e mestiços que compunham cerca de três milhões da população continuaram pobres e sem acesso as benfeitorias que viriam a seguir.
Para abrigar toda a comitiva portuguesa houve muita ostentação e violência no Rio de Janeiro, onde os moradores foram despejados das melhores casas em nome do Príncipe Regente (PR) cuja insígnia era afixada nas portas das residências sob o escárnio de "ponha-se na rua".
O Rio de Janeiro foi transformado em uma cidade nos moldes europeus pois vários cursos foram criados. Foi fundado o Museu Nacional, o Observatório Astronômico e a Biblioteca Real. Foi criada a primeira gráfica, fundado o Banco do Brasil e instalado a Casa da Suplicação (hoje Supremo Tribunal Federal).
Em 1815, o Brasil passou a ser Reino Unido em igualdade de condições com Portugal, o que vai apressar o processo de sua indepedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário