quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARESMA - CINZAS

      Pesquisando, lí trechos onde vários personagens bíblicos se cobriram de cinzas para se redimir de seus pecados como foi o caso de DAVI ao cometer adultério com Betsabéia; ou para reagir a uma situação de infâmia como foi o caso de Tamar, quando seu próprio irmão Amnon - ambos filhos do rei Davi - que a tenta e força uma relação sexual dispensando-a e desprezando-a em seguida. Também Jó faz várias citações de se cobrir com cinzas em penitências às suas agrúrias e tormentos exprimindo assim sua dor e humilhação.
      Mardoqueu, no Livro de Ester, se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do rei Asuer I da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4.1)
      Daniel ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia (550 A.C.)escreveu: Voltei o meu olhar para o Senhor Deus procurando fazer preces e súplicas com jejum, vestido de pano de saco e coberto de cinza. (Dn 9.3).
      No século V A.C.  logo depois da pregação de Jonas que dizia: "Dentro de quarenta dias Nìnive vai ser destruída", o povo de Nínive se proclamou en jejum e todos se vestiram de saco inclusive o rei  que além de tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas. Mandou também publicar e anunciar aos ninevitas um decreto do rei e de seus ministros, nestes termos: "Homens, animais, gados e ovelhas não poderão comer nada, nem pastar, nem beber água. Deverão vestir pano de saco, tanto homens como animais; e todos clamarão a Deus com toda a força. Cada um deverá converter-se de sua má conduta e deixar de lado toda espécie de ação violenta. Quem sabe, assim Deus volte atrás, fique com pena, apague o ardor de sua ira, e a gente consiga escapar".
      DEUS viu o que eles fizeram e como se converteram de sua má conduta, então desistiu do mal que os tinha ameaçado e não o executou. (3:7.9)
      Deve haver mais citações sobre cinza na Bíblia, mas o que eu conclui é que somos humanos. Erramos. Mas quem não erra? Afinal somos filhos de DEUS e DEUS na sua infinita bondade nos perdoa quando sinceramente nos arrependemos e nos voltamos à ELE clamando pela sua misericórdia. Amém.                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário