domingo, 1 de janeiro de 2012

O NOVO

               

Certa  vez, um mestre e seus discípulos em suas andanças chegaram a um casebre  onde um homem maltrapilho os recebeu. Pedindo um lugar para descansar e água para beber, o mestre e seus discípulos foram acolhidos.
Interrogado sobre a maneira de sobrevivência pois não havia plantação alguma, criação nenhuma e o cenário era de total pobreza, o homem apontou para uma vaquinha dizendo que esta  fornecia o leite   usado no sustento e o restante era vendido para a compra  do complemento para a alimentação de todos, sendo esta uma família numerosa.
O mestre e a sua comitiva, após descansarem, se restabelecerem, e se alimentarem do pouco alimento  que lhes foi oferecido, se despediram e voltaram para sua caminhada.
Ao se retirarem a uma certa distância, o mestre  falou para um de seus seguidores que voltasse ao casebre e jogasse a vaquinha no precipício. O discípulo indignado com a tarefa se negou a faze-la argumentando que a vaquinha era a única  fonte de sustento  daquela pobre família.
O mestre por sua vez  disse ao discípulo, que se ele não o atendesse  não teria mais razão  de o continuar o seguindo.
O discípulo achou descabida  a tarefa de jogar no precipício um animal que representava  a única fonte de renda  de uma família miserável  que os acolheu e onde foram bem tratados, mas acabou cedendo as ordens de seu mestre  e cumpriu com a sua missão.
Passaram-se os tempos  e um dia, o discípulo já mestre  com os seus seguidores,  passaram por aquelas antigas paragens e ainda com a lembrança do ato cometido, queria se certificar  do que acontecera àquela pobre família.
Depararam-se com uma casa bonita, confortável  e foram recebidos por pessoas bem vestidas. O terreno em volta estava  recoberto de plantação, e ainda havia diversidade de criação.
Interrogados sobre o destino da família que habitava o antigo casebre, um senhor respondeu que eram eles a quem o mestre se referia.
Atônito o mestre tomou conhecimento que após o acontecido com a vaquinha, diante das dificuldades que surgiram, a família teve que tomar novos rumos e partir para novas idéias para garantir a sobrevivência e o resultado estava ali no novo cenário  que se descortinava diante de todos.
    
(Mensagem da missa de alguns anos atrás rezada pelo padre Álvaro no encerramento das Missões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário