domingo, 1 de janeiro de 2012

Verão

 
No  verão,  o olho no céu é fundamental. Nuvem escura? Shô! Previsão de chuva? Sai azar! Chuva? Nem pensar. Sol? Que benção!! É tudo o que queremos.
Amanhã se fizer sol, vamos à praia! Dar uma andada na areia, se besuntar com uma loção, se esticar lagarteando  para aumentar o bronzeado; ou dar um belo mergulho. Vale também  simplesmente  levar as cadeiras  até a beira mar  e jogar conversa fora  enquanto a marola toca os pés.
Relógio? Compromisso? Tempo de ida ou de chegada ? Nada!! Só relex. Total endorfina.
Nada de estresse  porque a temporada  é curta e o ano letivo começa logo após o carnaval.
Mensalidades, apostilas, uniformes, material complementar? Tudo caríssimo. Longas listas de material , tudo pela hora da morte. Ou então , cartão de crédito estourado; despesas extra no orçamento, prestações, aluguel, condomínio, água, luz, telefone??? Chega!!!...Nada de sofrer por antecipação.
 Tragédias? Catástrofes? Só nos resta rezar pedindo consolo aos afetados, paz aos mortos e proteção, pois temos que ter consciência de que fazem parte da vida, afinal  nosso planeta está em constante  transformação. Com todo o respeito mas, ainda  bem que não estamos assentados em nenhuma fenda de placa tectônica, graças a Deus.
Amanhã se fizer sol, vamos à praia. Pisar na areia quente, encontrar os amigos, beber  água de coco geladinha, Conversar, rir , “curtir” tudo o que se tem direito.
E se chover? Chuva de temporal que chega fazendo  o maior estrondo, com fúria de vento sul  ou sudeste, tornando-se  teimosa, insistindo  em ficar perdurando  por dias e dias. Alagando, entupindo bueiros, molhando os afoitos e aprisionando as crianças  em casa   tornando-as  barulhentas, teimosas, irritadas e ávidas por uma fuga.
Nada disso importa. Não se esperou  o ano inteiro pelo verão, esses dias gostosos, quentes e descompromissados; não se viajou  por tanto tempo, se enfrentou buracos, pedágios  ou tantos contratempos  que uma estrada oferece  para se chegar aqui  e ainda “esquentar os miolos” com esses detalhes .
Enquanto isso, mais uma vez o dia foi salvo pelo SOL. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário